Pular para o conteúdo principal

Primeiro dia de circulação do MOVE, BRT de BH

Boa noite, visitantes e leitores do blog Onibus Mineiro. No primeiro texto, falaremos sobre a primeira viagem que eu e um amigo fizemos, a bordo do BRT - MOVE.
Acordei cedo naquela manhã de sábado, 8 de março. Era o primeiro dia de operação do MOVE, o novo sistema BRT de Belo Horizonte. Após adiamento da entrega das obras, denúncias de superfaturamento, embargos do TCU, chassis comprados e devolvidos ao fabricante, finalmente as obras do Corredor Cristiano Machado foram parcialmente entregues, e eu decidi ir. Saí de casa as 8h40, com o tempo chuvoso, e fui. A caminho do Centro, fui ouvindo música no carro 30099, Vip II 1722 na linha 30 Direta (Estação Diamante x Centro).
Carro da linha 30 - Direta que me levou até o Centro de BH. (Foto: Eric Breno)
No Centro, encontrei com um colega, o objetivo era ir até a elegante Estação de Transferência São Paulo, unica ainda ativa, então, embarcariamos ali. Vimos um Doppio BRT Mercedes-Benz O500MA na linha 83D (Estação São Gabriel x Centro - Direta), imediatamente começamos a correr. Após uma rápida corrida, chegamos a ET, onde ele ainda estava parado. Era o carro 20479 da SM Transportes; na entrada da ET pagamos a passagem, entramos no ônibus e assentamos. Logo depois entrou uma equipe de TV no carro, que acompanhou a viagem.
Primeiro carro do MOVE que eu e meu amigo pegamos. (Foto: Gabriel Oliveira)
O carro então saiu, e ali se iniciava minha experiência no MOVE. O ônibus saiu da ET, sentido São Gabriel. Ele teve dificuldades para passar em um retorno da Avenida Santos Dumont (que agora é exclusiva para o MOVE), mas conseguiu passar. Felizmente para os motoristas, o retorno não faz mais parte do itinerário da 83D e também da 83P, que faz o mesmo serviço da 83D, só que parando nas ETs ao longo da Cristiano Machado. O ônibus articulado atraía olhares dos pedestres, dos motoristas, cobradores e passageiros dos ônibus convencionais, ainda sem acreditar que o MOVE, tão falado pelo poder público, finalmente houvera saído. O ônibus sem demora ganhou o Túnel da Lagoinha, onde iniciava o corredor, e foi sem dificuldade alguma, e bem rápido também. As ETs estavam vazias, o que era normal, por se tratar de primeiro dia. Chegamos à reconstruida São Gabriel, e lá desembarcamos. Lá na São Gabriel, cumprimentei um amigo, que estava trabalhando lá como despachante. Como mandava o roteiro previamente programado, eu queria pegar o 82 (Estação São Gabriel x Savassi via Hospitais). Veio um Mega BRT O500MA, 20480 da Getúlio Vargas, carro que como descobrimos depois, fez a primeira viagem do MOVE, e fomos rumo à área hospitalar.
Segundo carro que pegamos naquele dia. Ele fez a primeira viagem da história do MOVE (Foto: Gabriel Oliveira)
Inicialmente fiquei nos últimos bancos, porém não suportei por que tava muito quente. E fui pra outro lugar do ônibus. Apesar disso, ele se desempenhou bem no corredor e fora dele também.  Acabei descobrindo outro amigo que também estava visitando o MOVE. Conversamos durante o caminho e desci na área hospitalar. A viagem de MOVE havia acabado, porém tinha outra novidade que eu não havia andado: Vip III 1721 BT5 da Independência, 30518.
Ultimo ônibus do nosso passeio. (Foto: Welisson Oliveira/Ônibus Brasil)
O ônibus tava bem cheio, e apesar dos bancos ruins, tava legal o carro. Eu gostei muito do dia, dos carros, que estavam legais, e tiveram ótimo desempenho.
Muito obrigado pela visita, e tenha uma boa noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Explicando a resolução 4777 da ANTT

Olá amigos, boa noite! Hoje explicarei a resolução nº 4777 da ANTT, que tem divido opiniões e causado polêmicas. Ela tem 18 páginas, 71 artigos divididos em 7 seções, fora os parágrafos e incisos, portanto fiz um resumo explicativo da mesma. Antes de iniciar o texto, devo esclarecer que nenhuma parte deste conteúdo foi inventada. Quem quiser tirar a prova, clique aqui para baixar e ler a resolução integralmente.   Boa leitura a todos!!! Muito tem se comentado sobre a resolução 4777 da ANTT, que delibera sobre o Turismo Interestadual, modalidade turística (veículo contratado para deslocamento em circuito fechado), eventual (cujo contratante aluga o veículo para uma viagem) ou contínuo (para várias viagens). Ela tem gerado controvérsias e teorias conspiratórias em vários e vários pontos, causados por má interpretação do leitor, excesso da exploração do linguajar técnico por parte da ANTT e a desconexão da resolução (já que várias partes únicas estão espalhadas, sendo necessário ir e v