Pular para o conteúdo principal

Andando de executivo no dia mais quente da história de BH

Boa noite amigos!!! Hoje é o ultimo texto de minha autoria que vem ao ar em 2015, e nada mais justo que encerrar com o estilo de texto que iniciei o ano: diário de bordo. No texto de hoje falo sobre o dia que fui andar de ônibus executivo, dia que coincidentemente foi o mais quente de toda a história de Belo Horizonte e envolveu uma mini missão impossível, ar condicionado e uma ida a Cidade Administrativa. Boa leitura a todos!!!
Fazia muito calor em Belo Horizonte naqueles dias, e a esperança de alívio nunca vinha. Como eu havia um cartão que havia achado, na sexta-feira (06 de Novembro de 2015) resolvi me refrescar e testar o serviço executivo, que custa módicos 6,40, que opera com Caio Foz Super II Mercedes-Benz OF1722M/59, de cor cinza claro e escuro, que conta com mimos como Ar Condicionado com escotilhas individuais, Wi-Fi, poltronas turismo fixas, TV, Cortinas e bagageiro interno. Tentei procurar um amigo para me acompanhar no trajeto, mas a falta de tempo deles ou os 6,40 acabaram fazendo com que eu tivesse de ir sozinho. Um pouco antes de sair, resolvi conferir o horário, e vi que as partidas dele são de 35 em 35 minutos, ou seja: eu teria 80 minutos pra sair da minha casa, na região do Barreiro, descer no Chevrolet Hall e ir a pé até a Rua Alagoas, número 1485, uma caminhada de 750 metros, pois eu sairia de casa 12:30 e o ônibus executivo partiria 13:50. Saí de casa, como sempre nos ônibus de sempre, e eu fui no ônibus com uma amiga, que estava indo a aula. Durante a ida, eu estava ligado no SIU Mobile BH (app que dá pra ver em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto, clique aqui para baixar em seu smartphone Android com versão acima da 2.1 e aqui para baixar em seu iPhone com versão acima da 6.0) conversando com os amigos, e como não havia nenhuma partida prevista após 13:00 no SIU, perguntei a um amigo quais seriam as próximas partidas, e ele disse que era 12:56 e 13:02, e aí eu falei que ia no das 13:02. Cheguei a Estação Diamante, comprei o cartão unitário, inseri na catraca e passei. O carro 30402, um Apache S22 OF1722M da Bettania Ônibus, já estava parado e dando embarque. Como já tava quase na hora dele sair, só tirei uma foto mais ou menos e entrei. Pontualmente as 13:02 ele saiu.
Carro que utilizei até perto de onde peguei o executivo. Foto: Moises Magno.
O motorista, pro meu mais puro azar, era deitão. Até em descida o cara me inventava de deitar, até no Anel Rodoviário ele deitou, só que ele se mostrou um motorista com habilidade de escapar de prováveis retenções (o que me salvou muito), já que no Anel em um dos pontos ele ultrapassou duas carretas pela esquerda, e no retorno para pegar a BR-356 sentido BH ele repetiu a manobra, mas ali ultrapassamos veículos de passeio e um ônibus da Saritur. Mas depois ele voltou a deitar. No BH Shopping, uma pequena retenção, ele se desvencilhou facilmente. Mas chegando no Ponteio Lar Shopping, o trânsito parou. Mas outra vez, a sorte mostrou estar do meu lado e saímos rápido do trânsito. E finalmente o motorista havia resolvido acordar pra vida, por que ali ele andou rápido. Exatamente as 13h42 desci no Chevrolet Hall. A parte do trajeto feita por ônibus estava encerrada, mas faltava a parte a pé. Eram 750 metros que deveriam ser percorridos. Segundo o Google Maps, o trecho deveria ser percorrido em 10 minutos. Mas eu tinha apenas 8 minutos extremamente contados, então larguei o folhas e fui andando mesmo assim. O primeiro desafio era atravessar a Nossa Senhora do Carmo em segurança. Como eu ainda não podia, e até hoje (10 de Novembro de 2015, dia que estou escrevendo esse texto) ainda não posso voar, o jeito foi aguardar para fazer a travessia na faixa. E essa era a travessia mais demorada que havia visto tipo, na vida. Foram 2 preciosos minutos perdidos, eu não tinha pra onde fugir (eu estava ilhado no meio da Nossa Senhora do Carmo, era sair e ser atropelado) e menos tempo pra caminhada, que a aquela altura teria de virar corrida mesmo. Apressei o passo ao máximo que pude, porém eu tinha outra travessia: a da Contorno antes da Cristóvão Colombo. Eu devo ter perdido mais um minuto que eu não tinha, mas entre chegar na Alagoas e chegar no Pronto Socorro João XXIII, a Alagoas tava infinitamente mais perto, então esperei. Consegui atravessar e fui andando bem rápido, mas quando vi um executivo chegando, comecei a correr pra caramba, fui, e quando cheguei o 60010, um Foz Super II OF1722M da Sidon, estava já de portas fechadas, mas ainda estava parado. Dei 3 batidinhas na porta e o motorista abriu (sem bruxaria nenhuma).
Ônibus executivo que utilizei naquele dia. Foto: Tiago Baldan.
Muito atencioso, ele respondeu uma pergunta que o fiz, paguei e passei. E fui prestando atenção ao ônibus. Todas as cortinas estavam fechadas, os bancos pareciam de ônibus rodoviários, todos tinham encosto para o braço. Ele estava vazio, só havia eu e uma passageira a bordo. O ônibus enfim saiu do ponto, e fomos rodando. A primeira impressão é que mesmo sendo 1722, não ficou devendo nada. O ônibus entrou na Cristóvão Colombo e pegamos mais um passageiro. E demos segmento a viagem. Na Afonso Pena pegamos os últimos 2 passageiros e fomos rumo a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. O ônibus andou muito bem pelo trajeto, realmente não ficou devendo nada em desempenho, nem parecia que eu estava em um 1722. O que realmente faltou foi o Wi-Fi funcionar bem (ele existia, mas o sinal era fraco demais), mas fora isso, foi um excelente passeio. A viagem durou 47 minutos ao todo, foi um bom passeio, com um visual muito bom, e que pretendo repetir em breve. Chegando na Cidade Administrativa, resolvi dar um passeio, afinal, eu tava lá mesmo, seria injusto ver tudo só do ônibus e ir embora. Como o SE01 deixou perto do PC da linha interna, tomei o 08, um Caio Millenium BRT Scania K250UB, e desci do outro lado. Vim andando por entre os prédios, passei no Centro de Convivência, e depois fui embora. Após esperar um pouco, iniciei a volta pra casa.
Ônibus interno da Cidade Administrativa que utilizei. Foto: Flávio Oliveira.
Até a Estação Vilarinho fui de 642, no carro 10259 da Milênio, o carro tava muito bom, bem limpo, e foi vazio até. Na Vilarinho tomei um lanche, por que ninguém é de ferro, e mais ou menos 1h me esperava no 6350. Voltei e peguei o carro 30638, um Caio Millenium BRT Mercedes-Benz OF1724L BT5 pertencente a Viação Zurick, na linha 6350. O mais curioso é que em 17 de Outubro eu havia ido pra um outro rolê com um amigo e voltamos neste mesmo carro, na viagem de 16:00. E menos de 1 mês depois, estava eu ali de novo, andando naquele carro na mesma viagem. O carro estava muito bom, o Ar tava gelando bem (padrão Zurick) e os passageiros eram bem calmos. Porém as retenções fizeram com que o trajeto durasse 75 minutos, chegando 17:15 até o Barreiro. Desci e vi um ônibus chegando pra dar embarque no 330. Atravessei o bloqueio e fui pegar ele, era o carro 40123 da Transoeste Transportes, e torcendo pra mim conseguir chegar num local onde o 330 e o 310 tinham trajetos semelhantes antes do 310, pra eu trocar de ônibus. Mesmo espremido na porta e com a mochila presa pra fora, fui, afinal de contas, tinha hora pra cumprir. Consegui fazer esse trajeto a tempo, e peguei o 310, pondo fim a um rolê regado a muito Ar Condicionado.
Agradeço a todos por terem lido, e até a próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!! A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes. Veículo de linha semi-expressa do padrão Probus, circulando pelo DER. Foto: Vitor Rodrigo Dias. No ano de 1992 a Metrobel ac

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos! Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de

Uma ida ao Inhotim

Olá pessoal, boa noite! Após passar 5 meses sem texto, estou de volta, e hoje venho falar sobre uma curta viagem que fiz. Boa leitura a todos!  Quarta-feira, 10 de agosto de 2016. Acordei com uma meta fixa: partir para a rodoviária para adquirir bilhetes para o trajeto Belo Horizonte - Inhotim. A quarta-feira é um dia de visitação gratuita ao  Instituto Inhotim de Arte Contemporânea,  então eu decidi voltar lá após 7 anos (a minha primeira vez foi  nesse camarada aqui , em excursão escolar). Eu iria de coletivo mesmo, na linha 3788, entretanto por livre e espontânea vontade decidi ir de rodoviário na última hora, na terça à noite, por que se não fosse assim não seria eu. No site, o convencional estava esgotado, mas  para nooooossa alegria , haviam 8 passagens no Executivo, mas como não tenho cartão de crédito, teria de comprar as passagens pessoalmente. Até aí tudo bem, exceto pelo fato de que o Inhotim é um destino que tem grande apelo. Carro em que fui até o Inhotim. Assim, tra