Pular para o conteúdo principal

Acabando com o estigma do K310IA

Boa noite, amigos! Após já ter falado sobre a Scania nas ultimas 3 postagens, falaremos dela mais uma vez, mas agora, para desestigmatizar o K310IA, presente no MOVE, o BRT de Belo Horizonte. Novidade no blog: a partir desta postagem, os pontos em negrito que não estiverem em itálico são links com conteúdos externos ou outras postagens do blog.
No texto "O irmão do Doppio Mais famoso de BH", publicado no dia 19/12/2014, deixei claro que aquela não era minha opinião final sobre o K310IA:
"Fiquei com raiva do K310IA, até eu andar nos também Doppios K310IA 10732 e 10735, da Milênio, mas essas histórias ficam pra outras ocasiões." (Eu mesmo em 2014)

Pois bem, esta outra ocasião chegou. A experiência no carro 10717 da São Dimas foi traumática o suficiente para que eu passasse a detestar o K310 Urbano (no rodoviário foi mil maravilhas a viagem). Até 17 de Maio de 2014. Naquele dia entrou em operação comercial o segundo corredor do BRT MOVE, Antônio Carlos. (Só para situar os não-moradores de BH, o primeiro corredor, Cristiano Machado entrou em operação comercial em 08/03 (eu estive na estreia e postei aqui a primeira viagem que fiz), e o corredor Pedro I entrou em operação parcial em Junho, junto com o Vilarinho). Na ida para a Estação Pampulha, apareceu o carro 10732 da Milênio, um Doppio K310IA, na linha 50 (Estação Pampulha x Centro - Direta). Embarquei nele com um amigo e fomos para a Pampulha.

Carro 10732 em operação na 50. Foto: Moises Ogawa/Onibus Brasil
A diferença dele para o 10717 foi percebida já na entrada: o Ar Condicionado dele estava regulado corretamente, como deveria ser. Após o embarque, o carro fez um city tour pelo Centro, graças ao itinerário mal planejado a época pra linha (Hoje esse itinerário foi corrigido). 30 minutos após o embarque, entramos no corredor Antônio Carlos. O motorista conduziu bem o carro, e ele não patinou em lugar nenhum, pegou subidas mais íngremes que o 10717 na Cristiano Machado e em nenhum momento tive a sensação de que iria chegar a Estação Pampulha sem audição. Eu comecei a desestigmatizar o K310 depois daquela viagem pela 50, por que ele se mostrou bom carro. Mas não foi suficiente para tirar o estigma do K310. Em Outubro, eu e um colega tiramos o dia pra andar nos movinhos (eu nunca tinha andado), porém pelo que havia sido acertado antes, iríamos pra Estação Venda Nova - de movinho, é claro - e lá pegariamos o 61 (Estação Venda Nova x Centro - Direta), que é composta de Doppio K310IA e... é isso mesmo, só Doppio K310. Então tentei esquecer do estigma e fui. Chegando lá o 10735 (advinha? Doppio K310IA) já estava parado. Entramos nele e ocupamos os assentos no fim do carro.

Responsável por exorcizar o estigma sobre o K310IA. Foto: Kleisson Gonçalves/Ônibus Brasil

 Não demorou muito e ele saiu, já na pressão, correndo bastante. Ao atracar nas ETs ele chegava e atracava direto, sem lerdeza nenhuma, e assim ele foi embora, correu muito, e na Santa Rosa ele deixou pra trás um Millenium BRT O500MA e logo acima, antes do viaduto com o Anel largou pra trás um Mega BRT B340M. Ou seja, tava arrebentando com tudo, depois dessa foi impossível acabar com o estigma do K310. Após muito correr, chegamos ao Centro, e aí sim foi possível acabar com o estigma do K310, já que finalmente tive uma boa experiência com ele.
Muito obrigado a todos pela leitura, abraços e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja as vencedoras do sorteio realizado pela ANTT hoje

Olá a todos, boa tarde! Na tarde de hoje, 31 de agosto ocorreu o Sorteio da ANTT, para definir os operadores de 27 linhas. As operadoras podem ser vistas na integraaqui(e também ao longo da lista) e o Sorteio pode ser assistido na íntegraaqui.


Aracaju (SE) - Capim Grosso (BA)
Número de vagas: 2

Concorrentes: Expresso Guanabara, Real Expresso, Rota Transportes e Cidade Sol.
Vencedoras: Expresso Guanabara e Real Expresso

Aracaju (SE) - Irecê (BA)
Número de vagas: 2

Concorrentes: Expresso Guanabara, Real Expresso, Rota Transportes, Águia Branca, Cidade Sol e Salutaris.
Vencedoras: Águia Branca e Rota Transportes


Aracaju (SE) - Jacobina (BA)
Número de vagas: 2

Concorrentes: Expresso Guanabara, Real Expresso, Rota Transportes e Cidade Sol
Vencedoras: Rota Transportes e Cidade Sol

Aracaju (SE) - Morro do Chapéu (BA)
Número de vagas: 2

Concorrentes: Expresso Guanabara, Real Expresso, Rota Transportes, Águia Branca, Cidade Sol e Salutaris
Vencedoras: Cidade Sol e Expresso Guanabara

Aracaju (SE) - Riachão…

Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum?

Olá amigos, boa noite! Após 2 semanas de folga, estou de volta. Hoje era pra ser um editor convidado, porém por razões pessoais ele não pôde produzir o texto, mas como o blog deve seguir, farei um paralelo sobre a história e o momento atual de 2 empresas renomadas no mercado: Pluma Conforto e Turismo e Viação Itapemirim S/A. Boa leitura a todos!
Itapemirim e Pluma, o que elas tem em comum? Sobre elas muitos só sabem que são ícones do transporte rodoviário sul-americano, que estiveram a frente do seu tempo e estão em um grupo de empresas rodoviárias que mais sentiram o momento de crise que estamos vivendo, algumas fecharam, algumas venderam e transferiram linhas pra empresas parceiras ou não e outras estão com suas contas exauridas, operando regularmente  veículos que foram fabricados no início ou no meio da década de 1990 (e não apenas nas altas temporadas, onde é comum empresas financeiramente sólidas usarem este expediente). Porém, muita coisa as duas tem em comum, desde o início de…

Como distinguir as cores do transporte de BH?

Olá amigos, boa noite!!! Na postagem de hoje vamos falar sobre as cores dos ônibus de BH e RMBH, o que cada uma delas significa. Boa leitura a todos!!!
A primeira padronização por cores de Belo Horizonte ocorreu no ano de 1982, juntamente com a organização do sistema, gerido pela Metrobel. Era o sistema Probus. Antes as empresas tinham pintura própria, porém a partir de então implantou-se um padrão válido para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haviam apenas 2 cores, a cor azul representava linhas intituladas diametrais, que ligavam bairros e pólos regionais e industriais a outros bairros e pólos. A cor vermelha representava linhas expressas e semi-expressas, que ligavam bairros de BH e região ao Centro de BH. Depois veio a pintura do Uninorte, serviço que ligava Venda Nova ao Centro de BH. A pintura era branca com detalhes verdes.
No ano de 1992 a Metrobel acabou encerrando as atividades, ficando as linhas que circulavam no município de Belo Horizonte com a …